Carbeto
de Tungstênio

O carbeto de tungstênio é produzido por um processo de sinterização, onde o pó de tungstênio (geralmente obtido pela redução do óxido de tungstênio) é misturado com carbono (geralmente na forma de coque ou grafite) e aquecido a altas temperaturas em um forno. O produto resultante é um material muito denso e resistente.

Os anéis de tungstênio com níquel de elemento de liga, são indicados para selos mecânicos devido às suas propriedades excepcionais de dureza, resistência ao desgaste, resistência ao ataque químico e estabilidade térmica.

Neste caso a liga de carbeto de tungstênio é composta de 92 à 94% de tungstênio e 6 à 8% de níquel.

  • Alta resistência ao desgaste: O tungstênio resiste ao desgaste por atrito, mesmo em ambientes de operação difíceis.
  • Durabilidade prolongada: A longa vida útil reduz a necessidade de manutenção frequente, resultando em economia de custos a longo prazo.
  • Menos manutenção: Graças à sua alta resistência ao desgaste e à abrasão, os sistemas que usam selos com anéis de tungstênio geralmente exigem menos manutenção e substituição de peças.
  • Eficiência e confiabilidade: O desempenho confiável do anel de tungstênio garante a eficiência do sistema, evitando falhas ou vazamentos que poderiam comprometer a operação.

Embora o carbeto de tungstênio seja extremamente vantajoso, existem alguns desafios que devem ser considerados:

  • Custo elevado: O tungstênio e seus derivados, são materiais caros, o que tende a aumentar o custo inicial dos selos mecânicos.
  • Fragilidade em algumas condições: Embora o tungstênio seja muito duro, ele também pode ser frágil, e, em algumas situações de impacto ou choque térmico, o anel pode se romper. Isso pode ser um problema em sistemas onde há variações rápidas de temperatura ou pressões extremas.

Conclusão

O anel de tungstênio em selos mecânicos é essencial para garantir a eficiência e a confiabilidade em muitos sistemas industriais. A reforma desses selos, utilizando o tungstênio como material principal, não só melhora a durabilidade do sistema, mas também contribui para a manutenção de um desempenho superior sob condições severas. Por sua dureza, resistência ao desgaste e capacidade de operar em temperaturas extremas, o carbeto de tungstênio é um dos materiais mais utilizados e valiosos quando se trata de vedação de alta performance.