Na ALL RINGS, dispomos de uma ampla variedade dimensional de anéis de carbeto de tungstênio e carbeto de silício, utilizados na montagem das faces de selos mecânicos. A alta qualidade dos produtos, os dimensionais padrões disponíveis para pronta entrega e a expertise técnica em selos mecânicos são alguns dos diferenciais que consolidaram a ALL RINGS como uma fornecedora confiável no mercado nacional.

Historicamente, o uso de anéis de carbeto de tungstênio e de carbeto de silício na fabricação de selos mecânicos teve início nas décadas de 1960 e 1970, respectivamente. Os anéis de carbeto de tungstênio foram os primeiros a serem utilizados, a partir de 1963. Já os de carbeto de silício passaram a ser empregados somente em 1972. Desde então, a composição desses materiais tem evoluído continuamente, o que tem ampliado sua participação no segmento de selos mecânicos e vedações industriais.

A escolha entre o carbeto de silício e o carbeto de tungstênio para selos mecânicos depende diretamente das condições operacionais específicas, como temperatura, pressão, presença de meios corrosivos e potencial de abrasão. Além disso, aspectos relacionados ao custo inicial e ao custo de longo prazo também são fatores relevantes na decisão.

Carbeto de Tungstênio

O elemento tungstênio (W), que também é conhecido como wolfrâmio, foi descoberto em 1781 e isolado somente em 1783, e se destaca pela sua robustez, seu alto ponto de fusão e alta densidade. O termo “tungstênio” tem procedência em termos nórdicos “tung sten” e que significa “pedra pesada” e as primeiras aplicações do elemento só começaram a acontecer em 1847.

Carbeto
de Silício

O carbeto de silício (SiC) é um material cerâmico avançado, criado pela fusão de sílica e coque, que se destaca por sua dureza superior e melhores qualidades de lubrificação em comparação com a cerâmica comum, tornando-o ideal para ambientes severos.